sexta-feira, 20 de março de 2009

A geografia e a Realidade


A palavra Geografia se desmembrada pode ser analisada da seguinte forma: Geo – Globo, Terra e Grafia – Descrição, sendo entendida como a ciência que estuda os fenômenos, assim como suas relações existentes na superfície do nosso Planeta.
A geografia então tem uma intríseca relação com a realidade, uma vez que a partir da interação do homem com a natureza é ue passam a ocorrer as primeiras descrições, assim como as noções de dimensão espacial.
Com a institucionalização da Geografia como ciência, surge a necessidade de seu objeto de estudo, analisado como sendo o espaço geografico. Este deve ser entendido como produto do trabalho humano. Trabalho este, entendido na sua forma ampla.
Tal objeto de estudo está em constante mudança. Isso se deve, principalmente por causa de uma das cateogrias fundamentais da Geografia, as redes, sobretudo as de comunicação e circulação.
Um dos mais importantes geografos brasileiros, Milton Santos, define Rede em seu livro A Natureza do Espaço. Entretanto, quem primeiramente aborda este tema, é Friedrich Ratzel em sua teoria sobre o Espaço Vital. Este visto como o espaço de vida dos grupamentos humanos.
Importante frisar que quem possui o controle das redes possui o controle e o poder.
Contextualizando para a contemporaneidade, uma vez que a prática deve ser aliada a teoria, um exemplo diz respeito à questão da inflação, que acaba se tornando mais valia nas mãos de poder.
Com isso, tem de se compreender que a Geografia é responsável, entre outras coisas, pela instrumentalização do cidadão, objetivando um ser mais crítico com a realidade em que está situado.
Portanto, a realidade real corresponde ao macro ambiente, o grande ambiente, que deixa de ser a natureza e passa a ser a compreensão do espaço como um todo.

Fonte: Aula do Professor Doutor João Philipe Santiago do Dia 10.03.09 no 5º Semestre da Disciplina Macroambientes.

Um comentário: